SÃO PAULO – Com a liberação do Uber em São Paulo por parte da Justiça do Estado, nesta terça-feira (2), os taxistas estão cada vez mais empenhados em criar, como eles mesmos dizem, “guerrilha” contra os motoristas do aplicativo.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, os taxistas já estão utilizando grupos no WhatsApp para espalhar a mensagem. Eles explicam como os profissionais devem atacar o Uber sem serem punidos pelas ações.
“Tá faltando estratégia. Teremos que entrar em uma fase de guerrilha. Os caras são minoria, nós somos 35 mil. Nós temos que fazer isso para pressionar a justiça. Ou toma ciência, ou vai virar guerra pública. É o que tem que fazer, irmão, os caras vão ficar com medo”, diz um dos áudios ao qual a Folha teve acesso.
O Uber, em defesa, avisa seus motoristas sobre quais as áreas que devem ser evitadas por conta de manifestações de taxistas – e também utilizam o WhatsApp para comunicar-se entre si.
Na semana passada, no Baile Vogue, em São Paulo, um conflito entre taxistas e motoristas do Uber deixou carros de motoristas do app depredados e, por isso, a Justiça se manifestou.
Nesta semana, após a liminar que libera o aplicativo e proibir qualquer ação restritiva ao aplicativo por parte da Prefeitura, taxistas começaram a distribuir uma carta aberta à população aos passageiros, do intitulado “Movimento Taxistas Unidos”, à qual o InfoMoney teve acesso:
“Nós, taxistas regulamentados da capital de São Paulo, viemos através desta manifestar publicamente nossa indignação e revolta com a total falta de comprometimento e o descaso das autoridades públicas e competentes do município de São Paulo com relação ao TRANSPORTE CLANDESTINO. Essa situação tem causado diversos prejuízos aos profissionais e graves consequências para toda a categoria.
Conquistamos nossos direitos junto à câmara de vereadores de São Paulo com a aprovação do projeto de lei 349/2014 (PROIBIÇÃO DO USO DE CARROS PARTICULARES CADASTRADOS EM APLICATIVOS PARA TRANSPORTE REMUNERADO INDIVIDUAL DE PESSOAS) de autoria do Vereador Adilson Amadeu e sancionado posteriormente pelo então Prefeito Fernando Haddad, transformando-se na Lei 16.279/2015.
Com o descaso e a falta de fiscalização por parte das autoridades, ainda podemos ver o crescimento desse tipo de transporte em nossa cidade diariamente. Nem os compromissos firmados como governo do Estado surtiram efeito, já que a população, desconhecendo a lei, continua usando os serviços deste aplicativo que insiste em trabalhar com carros particulares à margem da Lei. Ou seja: clandestinos, ilegais e também criminosos, pois ferem o artigo 47 do Código Penal (exercício ilegal da profissão).
Não gostamos de atrapalhar a vida do cidadão paulistano, o qual temos grande consideração e prestígio, mas, ao exercer nossos direitos garantidos pela constituição de manifestação para poder reivindicar melhorias, acabando trazendo grandes transtornos à população para fazer chegar até as autoridades competentes toda a nossa indignação, onde mais uma vez só recebemos promessas.
Ao final, como trabalhadores honestos, legalizados e regulamentados, estamos tendo ameaçados nossos direitos adquiridos durante décadas, com o pagamento de taxas e impostos, além de uma intensa fiscalização e aqui nos dirigimos a você, cidadão Paulistano, que sabemos estar sendo enganado pela mídia e demonstrar nossa situação de total repúdio a esta administração do governo.
Não podemos deixar de citar que, além de vários crimes, essa empresa americana pratica “dumping”, esmaga o sistema de transporte por onde ela se instala e ainda geram diversas denúncias de escândalos de corrupção que escorrem pelo ralo da incompetência e falta de gestão pública. Algumas das consequências deste abandono têm gerado reações violentas, as quais repudiamos veemente.
Nossos profissionais estão chegando ao limite de suas capacidades físicas e mentais, resultado de um profundo desgaste após décadas de dedicação sem o devido respeito e reconhecimento da população. Muitos estão adoecendo ou chegando à estafa e não iremos mais aceitar promessas não cumpridas, muito menos justificativas esfarrapadas do governo.
Por fim, sabemos que temos problemas e pedimos sua compreensão e ajuda para corrigi-los. Por isso, viemos pedir o apoio da sociedade para banir esta modalidade ilegal de transporte e reforças as cobranças e promessas ao Governo do Estado em uma ampla campanha pela requalificação e valorização dos profissionais taxistas.
Agradecemos sua atenção e apoio.
Sem mais.”
Hoje são mais de 10 mil motoristas do Uber nas principais cidades brasileiras – desse número, cerca de 160 carros já foram apreendidos pela Prefeitura.
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