quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Premier iraquiano diz que será preciso mais 3 meses para eliminar ISIS de Mosul




© Ahmed Jadallah / Reuters

O primeiro-ministro iraquiano, Haider Abadi, disse que levará o exército iraquiano apoiado pela coalizão liderada pelos EUA mais três meses para liberar os combatentes do Estado islâmico (IS, anteriormente ISIS / ISIL) do país como a ofensiva em grande escala em Mosul que irá para o terceiro mês.

"As condições indicam que o Iraque precisa de três meses para eliminar Daesh [ISIS]," TV iraquiana citou Abadi disse na terça-feira após uma reunião do governo em Bagdá.

As estimativas anteriores de Abadi sugerem que a cidade do norte do Iraque, que está sendo mantida pela IS desde junho de 2014, seria liberada até o final de 2016. No entanto, depois de ter rapidamente ganhado terreno em Mosul em outubro, as forças iraquianas Abrandaram quando entraram na cidade.

O tenente-general Stephen Townsend, comandante das forças de coalizão que lutam Estado Islâmico no Iraque, disse o Daily Beast na segunda-feira que a coalizão pode precisar de até dois anos para derrota é de suas duas capitais autoproclamados de Mosul, no norte do Iraque , E Raqqa na Síria.

Referindo-se à campanha de Mosul, Townsend disse que durante uma semana passada as forças iraquianas pararam seu avanço mais adiante na cidade para tomar uma pausa muito necessária e repor recursos. Ele afirmou que altos oficiais militares iraquianos estão relutantes em admitir que a ofensiva não está indo tão rápido quanto eles esperavam.

"As pessoas precisam descansar. Eles precisam avaliar a forma como as coisas estão indo, porque eles não estão indo tão rápido quanto pensávamos ", disse Townsend.

Reuters citou um comandante dos EUA no terreno, dizendo que o exército iraquiano está pronta para reiniciar a operação nos próximos dias em que as tropas dos EUA devem se aproximar do campo de batalha linha de frente dentro da cidade.

Mais cedo, foi relatado que mais de 5.000 soldados dos EUA desdobrados no Iraque foram incorporados com outras forças da coalizão envolvidos na Operação Inerente Resolver na linha de frente, incluindo em Mosul.

Ao mesmo tempo, os EUA tem repetidamente negado que as forças americanas estão indo para assumir um papel de combate em Mossul, argumentando que ele será limitado a "formação, aconselhamento e assistência."

"Neste momento, as forças de posicionamento e homens de posicionamento e equipamentos para o interior do leste de Mosul ... que vai acontecer nos próximos dias", o tenente-coronel Stuart James disse à agência na segunda-feira.

Reagindo aos comentários de Townsend no cronograma da ofensiva, Abadi chamado a previsão "muito pessimista", dizendo que ela subestima o potencial das forças iraquianas.

"Os americanos eram muito pessimistas. Eles costumavam falar sobre um período realmente longo, mas os notáveis ​​sucessos alcançados por nossos valentes e heróicos combatentes reduziram isso. Prevejo que no Iraque vai demorar três meses ", disse, citado pela Reuters. Ao mesmo tempo, Abadi afirmou que a estimativa do general pode ser verdadeira para a Síria e que na verdade dois anos serão necessários para se livrar das células do Estado islâmico lá.

Os esforços para libertar Mosul foram severamente prejudicados pelo uso generalizado dos terroristas de civis como escudos humanos.

De acordo com Townsend, "um lutador que anda fora de um edifício vai segurar uma criança sobre a sua cabeça, para que possamos vê-lo através ISR até que ele atinja um outro edifício."

Estima-se que cerca de 1,5 milhão de civis ainda possam estar presos dentro da cidade, incapazes de fugir do medo de enfrentarem execuções. Na terça-feira, as forças da coalizão tentaram impedir os movimentos dos militantes dentro da cidade que destrói a ponte que conecta partes ocidentais e orientais em um ataque de bombardeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário