quarta-feira, 11 de junho de 2014

UFPE terá Serviço de Psicologia Aplicada aberto ao público

Nesta quarta-feira (11), às 11h, a Universidade Federal de Pernambuco vai inaugurar o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase), instalados em prédios vizinhos localizados na Avenida Acadêmico Hélio Ramos, por trás do Centro de Artes e Comunicação (CAC). No local, serão disponibilizados serviços nas áreas de Psicologia e Saúde para estudantes da Universidade e público em geral. A cerimônia de inauguração será conduzida pelo reitor Anísio Brasileiro.

Ligado ao Departamento de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o SPA é um serviço-escola voltado ao desenvolvimento de pesquisa e extensão, além de atividades práticas para estudantes de Psicologia em diversas áreas de atuação – clínica (grupo e individual), trabalho, escolar, jurídica, comunitária, orientação vocacional, psicopedagogia, entre outras.

O local possui duas salas de ludoterapia para atendimento às crianças, nove salas para atendimento aos adolescentes e adultos, um miniauditório, duas salas para atendimento de dinâmica de grupo, sala para estagiários, sala de supervisão, recepção, secretaria, almoxarifado, coordenação e copa. A área total é de 708,25 m².

A equipe é composta por três psicólogos, um psiquiatra, duas secretárias e dois bolsistas administrativos. Estudantes de graduação também farão atendimento com orientação e supervisão de professores e profissionais. A coordenação e a vice-coordenação do SPA estão a cargo das professoras Lucinda Rocha Macedo e Maria Lucicleide Rodrigues, respectivamente.

O SPA amplia as atividades da já existente Clínica de Psicologia da Universidade, atualmente em funcionamento no 7º andar do CFCH e com serviços voltados apenas para a área clínica. “O Serviço de Psicologia Aplicada atenderá progressivamente a todas as áreas de atuação do psicólogo, em conformidade com o perfil do seu corpo docente”, explica a professora Lucinda. O atendimento será destinado tanto à comunidade acadêmica quanto ao público em geral.

A capacidade de atendimento pode chegar a cem pacientes. Os serviços do SPA podem ser agendados por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e por e-mail.

Já o Nase é destinado somente aos estudantes de graduação da UFPE, prioritariamente aos alunos beneficiados pelos programas de assistência estudantil da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes). No local, serão disponibilizados serviços nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Enfermagem, Nutrição e atendimento médico clínico (eletivo). O Núcleo está sob a responsabilidade da Proaes. A coordenadora administrativa é a técnica Glória Gouveia.

A estrutura, que tem área total de 374 m², conta com 12 salas para atendimento dos alunos, sala da administração, miniauditório, copa, dois almoxarifados e recepção. O Projeto Incluir, do Núcleo de Acessibilidade e vinculado à Proaes, também ficará instalado no Nase. Esse grupo dedica-se à questão da acessibilidade na UFPE e está sob a coordenação da professora Adriana de Donato, do Departamento de Fonoaudiologia.

Integram a equipe do Nase duas psicólogas, dois psiquiatras, dois médicos clínicos gerais, duas enfermeiras, uma nutricionista e duas recepcionistas. De acordo com a pró-reitora para Assuntos Estudantis, professora Silene Nascimento, o espaço dará um importante apoio à saúde emocional dos graduandos.

O funcionamento do Nase será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A logística de atendimento aos estudantes será divulgada em breve.

O investimento no SPA e no Nase é de, aproximadamente, R$ 2,8 milhões, com verbas provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Com informações da UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário