quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Corretora japonesa diz que Marina vence no primeiro turno


04 Setembro 2014

Para os analistas da Nomura Securities, maior corretora do Japão, programa de Marina tem propostas que podem melhorar o arcabouço institucional do País, a exemplo da que cria o conselho fiscal

Marina em visita à Rocinha, no Rio de Janeiro (Foto: AP)

A corretora Nomura Securities, a maior do Japão e uma das maiores do mundo, disse em nota enviada a clientes acreditar que a candidata do PSB, Marina Silva, tem agora potencial para ganhar a eleição presidencial no primeiro turno.

A percepção é de que uma eventual vitória de Marina e a implementação das propostas da candidata podem levar a cotação do dólar a R$ 2,15. Todavia, o cenário base dos analistas da Nomura é uma probabilidade de 70% de Marina ser eleita, mas apenas num eventual segundo turno.

“Acreditamos que Marina do PSB irá ultrapassar a presidente Dilma Rousseff na simulação de primeiro turno das pesquisas de intenção de voto e ampliará a sua já larga vantagem na simulação de segundo turno”, afirmaram os analistas da Nomura Tony Volpon e Benito Berber, em relatório a clientes.

Na nota, Volpon e Berber afirmam que Marina tem sido capaz de capturar o desejo por mudança, o qual se tornou evidente pela primeira vez durante os protestos populares do ano passado. “Desde então, cerca de 70% dos brasileiros, quando indagados, dizem que querem ver mudanças totais ou substanciais no modo como são governados”, argumenta a nota do Nomura.

Nos últimos meses, antes da morte trágica do ex-candidato Eduardo Campos, ressaltam os analistas da Nomura no relatório, o candidato do PSDB, Aécio Neves, estava ganhando gradativamente terreno frente à candidata do PT, Dilma Rousseff.

“Pensávamos que ele (Aécio) ganharia a eleição num segundo turno disputado”, disseram Volpon e Berber. “Todavia, sua posição política como um governador ‘eficiente’ não foi o bastante para conquistar um desejo mais profundo por mudança”, acrescentaram.

Para os analistas da Nomura, o programa de governo de Marina tem propostas para a economia que, se implementadas com sucesso, vão melhorar significativamente o arcabouço institucional do País, a exemplo da proposta que cria o conselho fiscal.

Num cenário de eleição da candidata do PSB e implementação das suas propostas, o câmbio deve apreciar. Na estimativa de Volpor e Berber, o dólar cairia ainda mais, batendo o patamar de R$ 2,15 até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário