A capital do Rio Grande do Norte não guarda apenas lindas dunas e praias. Natal também tem muitas histórias para contar. Você sabia que a cidade foi um ponto militar estratégico para que os Estados Unidos ajudassem os países aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial? Conheça esta e outras curiosidades sobre a capital potiguar.
1. Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos construíram em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, uma base aérea gigantesca. Na época, o local foi considerado o aeroporto mais movimentado do mundo e o cenário da maior mobilização militar dos norte-americanos fora de seu território.
2. Como Natal virou um dos grandes trunfos dos norte-americanos para ajudarem os Aliados a vencerem a guerra, ganhou o apelido de Trampolim da Vitória.
3. Com a presença de tantos soldados vindos dos Estados Unidos, Natal foi a primeira cidade do Brasil a receber vários produtos de origem americana, como o chiclete e os óculos do tipo aviador.
4. Durante o domínio holandês no Rio Grande do Norte, no século 17, Natal ganhou o nome de Nova Amsterdã. O Forte dos Reis Magos, importante ponto turístico local, passou a se chamar Castelo Keulen.
5. O Farol de Mãe Luiza e o bairro de mesmo nome foram batizados assim em homenagem a uma parteira da cidade. Diz a lenda que Mãe Luiza costumava carregar um lampião para orientar os barqueiros que trabalhavam à noite.
6. O mar do Rio Grande do Norte é o segundo mais salgado do mundo. Ele só perde para o Mar Morto, no Oriente Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário