segunda-feira, 21 de março de 2016

PMDB gaúcho oficializa desembarque do governo Dilma Rousseff

Por Samantha Klein/Rádio Guaíbapor


Ibsen Pinheiro, presidente PMDB/RS


A Executiva estadual do PMDB confirmou, na noite desta segunda-feira, a retirada do apoio ao governo federal. A sigla já teve nomes de peso a frente de ministérios: Eliseu Padilha comandou a Secretaria da Aviação Civil e Mendes Ribeiro, que faleceu no ano passado, ficou à frente da Agricultura, além de ser considerado homem de confiança da presidente.

Atualmente, o PMDB gaúcho não detém cargos do primeiro escalão, mas o desembarque vai pesar na decisão nacional, prevista para o dia 29, quando o partido define se entrega os cargos e deixa de fazer parte da base aliada.

Conforme o presidente do partido no Rio Grande do Sul, deputado Ibsen Pinheiro, a posição unânime foi pela entrega de todos os cargos pertencentes à sigla. Hoje, o P,MDB controla sete ministérios: Saúde; Ciência, Tecnologia e Inovação; Turismo; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Minas e Energia; Secretaria de Portos e Secretaria da Aviação. Além disso, exerce a vice-presidência da República, ocupada pelo presidente nacional da sigla, Michel Temer.

Mesmo que o partido defina pelo desembarque do governo, Temer permanece no cargo. Em caso de impeachment de Dilma, ele assume o posto de presidente da República.

Hoje, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, se manifestou no Twitter em defesa da honestidade da presidente. Ela disse não ver nas pedaladas fiscais motivo suficiente para retirar a petista do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário