sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Índia manda recado implacável para o Paquistão 'desistir de sonhar'












A ministra das Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, causou comoção em seu discurso na Assembleia Geral da ONU na segunda-feira (26), acusando o Paquistão de terrorismo e advertindo que a Índia não vai desistir do controle sobre o território disputado da Caxemira. As tensões entre os rivais de longa data aumentaram recentemente, após um ataque a uma base do exército indiano na Caxemira que Nova Deli atribuiu a militantes baseados no Paquistão. "O Paquistão continua em negação. Ele persiste na crença de que tais ataques lhe permitirão obter o território que ele cobiça", disse, enfática, a chanceler indiana. 


"Meu firme conselho para o Paquistão é: abandone esse sonho. Deixe-me dizer de forma inequívoca que Jammu e Caxemira é uma parte integral da Índia e vai permanecer assim para sempre", acrescentou Swaraj. 


A região tem sido disputada entre a Índia e o Paquistão desde o fim do domínio britânico em 1947. Ambos os países reivindicam o território himalaio em sua totalidade, e já travaram duas guerras por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário