UOL
Jean Pimentel/Agência RBS

Cezar Schirmer, novo Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul,
O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer (PMDB), se licenciará do cargo para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Estado que enfrenta uma grave crise de violência. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (2) pelo governador José Ivo Sartori (PMDB).
Schirmer comandava Santa Maria quando ocorreu o incêndio na Boate Kiss, em janeiro de 2013, que deixou 242 mortos. Ele foi indiciado no inquérito civil que apurou responsabilizações sobre a tragédia, mas a investigação acabou arquivada pelo Ministério Público.
O nome de Schirmer chega em um momento delicado para o governo Sartori, após a demissão do ex-secretário da pasta, Wantuir Jacini, que culminou com o pedido de auxílio da Força Nacional. E o presidente da AVTSM (Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), Sérgio Silva, questiona a nomeação.
"Segurança sempre foi para nós prioridade junto com educação e saúde. Tenho consciência e conhecimento de que Schirmer já enfrentou grandes desafios em sua vida como gestor público. Tem qualificação pessoal e profissional. É um homem talhado para essa nova tarefa e desafiadora missão. É uma escolha muito pessoal, muito própria. É um homem da minha total confiança", declarou Sartori após o anúncio.
Schirmer é advogado e já exerceu mandatos de deputado estadual e federal. Ele foi secretário estadual da Fazenda, da Casa Civil e da Agricultura, e chegou a disputar a Prefeitura de Porto Alegre em 1992, quando foi derrotado por Tarso Genro (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário