sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Quatro casos de meningite viral são registrados em escola de Santos, SP

Pais e alunos já receberam orientações da Secretaria de Saúde.
Vigilância Epidemiológica de Santos está acompanhando os casos.

Do G1 Santos

Escola infantil Jean Piaget (Foto: Divulgação)

Quatro casos de meningite viral foram registrados entre alunos da escola Jean Piaget, em Santos, no litoral de São Paulo, nesta semana. A Vigilância Epidemiológica de Santos está acompanhando os casos e passando as orientações necessárias para o colégio, pais e alunos.

Segundo a direção da escola Jean Piaget, quatro casos foram confirmados com estudantes da Educação Infantil. Já a Secretaria da Saúde de Santos confirmou duas notificações de meningite viral e disse que aguarda os exames de outras duas crianças.

Na manhã da última quarta-feira (5), as diretoras de unidade e o mantenedor do colégio se reuniram com os representantes da Vigilância Epidemiológica. Durante o encontro, a equipe reforçou as orientações e procedimentos de prevenção adotados pelo colégio, além de esclarecer dúvidas.

A Secretaria de Saúde informou que a meningite viral não é uma doença que exija a suspensão de aulas ou isolamento do paciente. Às famílias, a Vigilância reforçou que os alunos podem continuar frequentando as aulas normalmente. A criança deve deixar de ir para a escola e ir ao médico caso sejam observados sintomas como febre, vômito, dor de cabeça, rigidez da nuca e falta de apetite.

O médico Dr. Ruy Pupo, responsável técnico na Vigilância Epidemiológica pelas Meningites, explicou que a transmissão da meningite viral se dá pelo contato íntimo e prolongado como dormir junto e partilhar de talheres e copos, por exemplo. Para casos virais da meningite não há vacinas, devido à baixa gravidade da patologia.

O colégio informou que permanece seguindo as orientações da Vigilância Epidemiológica realizando a manutenção das ações de higienização dos ambientes; lavagens das mãos; reforço do uso de álcool gel (esfregando as mãos) e uso de copos descartáveis ou de uso individual; ventilação natural dos ambientes (com janelas e portas abertas). Ainda segundo a escola, a equipe permanece em contato constante com as famílias e com os órgãos oficiais e manterá a comunidade escolar informada e orientada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário