terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Incêndio nativo queima 100 casas no Chile e força evacuações

RT

Incêndio queima uma casa em uma colina, onde mais de 100 casas foram queimadas devido a incêndios florestais, mas não houve relatos de morte, disseram autoridades locais em Valparaiso, Chile, 2 de janeiro de 2017. © Rodrigo Garrido / Reuters

Um incêndio violento queimou 100 casas na cidade portuária chilena de Valparaíso, forçando a evacuação de cerca de 400 pessoas. Pelo menos 19 moradores foram prejudicados, principalmente por inalação de fumaça, depois que o incêndio começou na periferia da cidade, que foi abanado por ventos fortes.


Moradores de Valparaíso colocaram máscaras em uma tentativa de proteger-se de penas de fumaça negra, informou AP.

As autoridades emitiram um alerta vermelho máximo.

"Era impossível. A fumaça era sufocante. Isso me picou os olhos. Por isso, tivemos de evacuar, "Pablo Luna Flores, um residente local que perdeu sua casa, disse à AFP.

Fogo é visto em uma colina, onde mais de 100 casas foram queimadas devido a incêndios florestais, mas não houve relatos de morte, disseram autoridades locais em Valparaiso, Chile, 2 de janeiro de 2017. © Rodrigo Garrido / Reuters

"O fogo estava vindo do outro lado da colina, embaixo. Nós nunca pensamos que iria se espalhar até agora ", acrescentou Rosa Gallardo, que também perdeu sua casa para o fogo.

As chamas, impulsionadas por ventos fortes e altas temperaturas, destruíram pelo menos 50 hectares de florestas, disse o Escritório Nacional de Emergências.

Os provedores de eletricidade foram forçados a cortar o poder a quase 47 mil clientes como uma precaução, disse o vice-ministro do Interior, Mahmud Aleuy, em declarações televisivas, acrescentando que mais tarde teria sido restaurado para todos, exceto 350 casas, informou a Reuters.

Localizado a 120 quilômetros (75 milhas) a noroeste da capital, Santiago, a cidade colonial de Valparaíso é uma UNESCO Património Mundial, apresentado como um "excelente exemplo de desenvolvimento urbano e de arquitectura final do século 19 na América Latina."



Bombeiros trabalham para apagar um incêndio em uma casa em uma colina, onde mais de 100 casas foram queimadas devido a um incêndio florestal, mas não houve relatos de morte, disseram autoridades locais em Valparaiso, Chile 2 de janeiro de 2017. © Rodrigo Garrido / Reuters

"Esta é uma zona de alto risco e o setor sofreu uma evacuação", disse Aleuy das áreas afetadas.

"Ela [a evacuação] tem sido bem sucedida, e, felizmente, não temos quaisquer tragédias para se lamentar", acrescentou, segundo a Reuters.

Centenas de bombeiros foram enviados para combater o incêndio, com helicópteros despejando água no fogo.

"Protocolos de emergência foram ativados", disse a presidente Michelle Bachelet no Twitter, expressando sua "solidariedade para com as pessoas afectadas."

Casas destruídas são vistas em uma colina, onde mais de 100 casas foram queimadas devido a um incêndio florestal, mas não houve relatos de morte, disseram autoridades locais em Valparaiso, Chile, 2 de janeiro de 2017. © Rodrigo Garrido / Reuters

Um dos portos mais importantes do Pacífico Sul. A cidade é home a 285.000 povos.

Os incêndios florestais são comuns no Chile em torno de março, quando muitas das estruturas de madeira da cidade são suscetíveis ao fogo, especialmente em bairros pobres mais altos nas colinas.

Cerca de 4.500 pessoas foram evacuadas de Valparaíso em meados de março de 2015 depois que um incêndio florestal saiu do controle, matando uma mulher.

Em 2014, um incêndio em Valparaíso matou 15 pessoas e destruiu mais de 2.000 casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário