domingo, 9 de abril de 2017

Portugal com cinco casos de sarampo, havia sido erradicado

EXPRESSO



Direção-Geral da Saúde revela a existência de um surto de sarampo no país. Há cinco casos confirmados, quatro no Algarve e um na região Norte, e mais um notificado mas ainda em investigação

VERA LÚCIA ARREIGOSO

O diretor-geral da Saúde alertou esta quinta-feira que há seis casos de sarampo notificados, cinco já confirmados, em Portugal. Quatro das infeções foram registadas no Algarve, uma no Norte e um sexto caso está ainda sob investigação. O surto e já o maior desde 2005, com seis doentes.

A origem da doença e a idade dos infetados não foi ainda revelada, no entanto nos surtos anteriores o sarampo foi importado. Em Portugal a doença está eliminada graças à cobertura vacinal superior a 95%. Os peritos estão, ainda assim, preocupados com os movimentos contra a imunização que surgiram nos EUA e têm ganho expressão em vários países europeus.

O sarampo é uma das infeções virais mais contagiosas e transmite-se por via aérea através de gotículas ou aerossóis. Uma pessoa com o vírus do sarampo é contagiosa entre dois a quatro dias antes do aparecimento da erupção e até desaparecer. Quase sempre é uma doença benigna mas em alguns casos pode ter complicações graves e até fatais.

Em Portugal a vacina é gratuita e deve ser administrada aos 12 meses e aos 5/6 anos, preferencialmente antes da entrada no ensino escolar obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário