domingo, 30 de abril de 2017

Turquia bloqueia Wikipedia por 'não remover conteúdo'

ALJAZEERA

A Wikipedia rejeitou a remoção de conteúdo que descreve a cooperação da Turquia com "grupos terroristas", disseram autoridades.

O bloqueio que afeta todas as edições de idioma do site na Turquia foi detectado às 5 horas do horário local

A Turquia bloqueou a Wikipedia - a enciclopédia online - para artigos e comentários que sugerem que o país está em cooperação com "grupos terroristas".

Autoridades turcas estiveram em contato com o site várias vezes e pediu o conteúdo em questão ser removido, segundo a agência estatal Anadolu citou o ministério dos transportes, marítimos e comunicações.

O relatório disse que o site se recusou a remover o conteúdo em questão, no entanto.

Wikipedia "começou a atuar como parte dos círculos que realizam uma campanha de difamação contra a Turquia na arena internacional, ao invés de ser cooperativo na luta contra o terror", disseram funcionários do ministério.

O site tentou mostrar a Turquia "no mesmo nível e em cooperação com grupos terroristas", disse o relatório.

Um bloco que afeta todas as edições linguísticas da Wikipédia na Turquia foi detectado às 05:00 GMT após uma ordem administrativa das autoridades turcas, o grupo de monitoramento Turkey Blocks, que observa as restrições de internet no país, disse em um comunicado.

O fundador da Wikipedia prometeu no sábado estar com os turcos após a proibição da enciclopédia.

"O acesso à informação é um direito humano fundamental", disse o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, em seu feed Twitter. "O povo turco, eu sempre estarei com você para lutar por esse direito."

A batalha da Turquia com a Internet

Outros sites, incluindo as principais mídias sociais, pareciam estar funcionando normalmente.

A Turquia tem bloqueado temporariamente nos últimos anos o acesso a sites populares - incluindo Facebook, YouTube e Twitter - na sequência de grandes eventos como protestos em massa ou ataques com bombas.

Em março de 2014, o YouTube foi banido por vários meses na Turquia depois que o site foi usado para transmitir imagens supostas de uma reunião de segurança na Síria.

No verão de 2013, foram impostas severas restrições às mídias sociais durante protestos anti-governo em massa.
Relatórios de bloqueio em VPNs

Usuários experientes da Internet freqüentemente recorrer ao uso de VPNs para contornar essas proibições, embora haja queixas de que estes também também começaram a ser bloqueados.

O governo diz que essas medidas são sempre temporárias e são necessárias por razões de segurança nacional, mas os críticos vêem os blocos como mais restrições às liberdades civis sob o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan .

Nova lei da Internet na Turquia suscita indignação

Em novembro de 2016, a Turquia impôs restrições temporárias que duraram várias horas no serviço de mensagens WhatsApp, bem como no Twitter, Facebook, YouTube e outros sites, após as prisões polêmicas dos parlamentares pró-curdos.

O primeiro-ministro Binali Yildirim então reconheceu que "de tempos em tempos, por razões de segurança, podemos usar essas medidas ... Essas medidas são temporárias, uma vez que o perigo é passado, tudo volta ao normal".

O movimento para bloquear a Wikipedia causou um tumulto nas mídias sociais na Turquia com os usuários com raiva denunciando a decisão de restringir o acesso a um dos sites mais populares do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário