sábado, 22 de novembro de 2014

Morre 'Seu Lunga', um dos personagens mais famosos do nordeste brasileiro

LUDMILLA MOREIRA

Joaquim dos Santos Rodrigues, popularmente conhecido como 'Seu Lunga', morreu por volta das 9h deste sábado (22), no município de Barbalha, no interior do Ceará. 

Ele era um poeta, vendedor de sucata e repentista de Juazeiro do Norte. Ele ganhou notoriedade pelo seu temperamento forte, com respostas no estilo "curto e grosso". Com isso, acabou se tornando um personagem do folclore nordestino. 

Foto:Reprodução

Natural do Cariri, da cidade de Caririaçu, 'Seu Lunga' tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, onde se tratava de um câncer no esôfago. Ele morava com a esposa Carmelita Rodrigues Camilo e, com ela, teve 13 filhos. 

Como forma de homenagem a esse personagem tão querido, foi criada para ele uma página no Facebook, que tem quase 1 milhão de curtidas. Com essa ferramenta, o homem ficou conhecido em todo o Brasil e ganhou diversos seguidores. 

Foto:Reprodução/Facebook 

Na página são postados diálogos baseados nas respostas irreverentes dadas pelo nordestino que não tinha "papas na língua": 

Foto:Reprodução


Foto:Reprodução


Processo 

Em 2011, Seu Lunga venceu um processo contra o cordelista Abrahão Batista, que utilizava o apelido do senhor em suas publicações. À epoca, ele disse que não queria dinheiro com o processo: "Eu não desejo nenhuma indenização. Quero somente que ele deixe de escrever mentiras em meu nome". 

Abrahão publicou um cordel intitulado "As histórias de Seu Lunga, o homem mais zandado do mundo", onde narra as frases e respostas atribuídas ao comerciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário