sábado, 22 de novembro de 2014

Peste Negra deixa 40 mortos em Madagascar

GUSTAVO PAIVA

Peste bubônica deixa 40 mortos em Madagascar

Se o medo pelo qual a África passa com o Ebola já não é suficiente, em Madagascar 80 pessoas se infectaram com a peste bubônica, também conhecida como "Peste Negra", deixando 40 mortos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre o risco da doença se espalhar rapidamente pela capital do país, Antananarivo, por causa do precário sistema de saúde da cidade e pela alta densidade da população.

A doença normalmente é transmitida através das pulgas de animais infectados pela bactéria "Yersinia pestis", passando para os humanos quando mordidos por elas. O risco aumenta por causa da alta resistência das pulgas à maioria dos inseticidas. 

A preocupação é ainda maior em Madagascar, pois 2% dos casos no país são do tipo mais perigoso da doença pneumática, podendo ser transmitida de pessoa a pessoa apenas pela tosse.

A peste bubônica foi responsável pela morte de um terço da população européia no século XIV, estima-se que tenham morrido entre 25 e 75 milhões de pessoas. Hoje, a chance de algo catastrófico desse tipo acontecer é quase nulo, pois se diagnosticado no início ela pode ser tratada com antibióticos, mas não deixa de ser um risco para a vida de muitas pessoas.

O último surto aconteceu no Peru, em 2010. A OMS já enviou uma força tarefa ao país, para ajudá-los a evitar uma grande epidemia.

Representação da bactéria Yersinia pestis, responsável pela peste bubônica - Imagem Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário