Por Charles Nisz
Foto: Divulgação/United Airlines
A companhia aérea norte-americana United Airlines resolveu ir à Justiça contra Aktarer Zaman, de apenas 22 anos, após ele ter criado o site Skiplagged.com, para ajudar os consumidores a comprarem passagens mais baratas com um sistema batizado de “cidade oculta”, conforme as informações da sucursal da Fox News.
Resumidamente, o site funciona da seguinte maneira: o passageiro quer ir da cidade A para a cidade B. Então ele compra uma passagem da cidade A para a cidade C, com escala na cidade B (chamada de cidade oculta), mas não embarca na conexão e desce na cidade B. Essa estratégia é proibida pelas empresas por questões de segurança e de logística.
De acordo com o processo aberto pela Justiça Federal norte-americana contra Zaman em uma corte de Chicago, o site causa “uma interferência intencional e maliciosa” no setor aéreo ao promover formas de viajar não permitidas pelas companhias. Zaman, nascido em Bangladesh e formado em computação nos EUA, não comentou o assunto. 
Na ação, as companhias pedem indenização de US$ 75 mil (cerca de R$ 200 mil) de Zaman. Esses bilhetes, às vezes, chegam a custar um terço a menos do preço de um bilhete direto. Consultores do setor afirmam que não há ilegalidade na prática de Zaman e que o sistema criado por ele apenas deixou isso mais acessível. O que você acha da ideia de Zaman?
Siga-me no Twitter: @charlesnisz
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário