sexta-feira, 14 de abril de 2017

A Coreia do Norte envia radiodifusão de novos números criptografados

YONHAP

This undated image capture from Yonhap News TV shows a building in Pyongyang and mysterious numbers presumed to be a broadcast for North Korean spies operating in South Korea. (Yonhap)


A Coreia do Norte enviou na sexta-feira uma transmissão de uma nova combinação de misteriosos números aleatórios que se acredita serem codificados para seus espiões operando na Coréia do Sul, um dia antes do 105º aniversário do fundador do estado Kim Il-sung, um de seus aniversários chaves.

A estação de propaganda do Norte, Rádio Pyongyang, começou a difundir as mensagens às 1:15 am (hora de Seul), chamando uma série de páginas e números, como No. 69 na página 823, No. 92 na página 467 e No. 100 na página 957, antes de repeti-los mais uma vez.

O locutor de rádio disse: "(Eu estou) dando revisões em lições elementares de tecnologia da informação da universidade de educação remota para os agentes de expedição No. 27."

O último lote de números é diferente daqueles que foram exibidos até à data. O rádio de Pyongyang emitiu por último uma transmissão de números cifrados domingo.

Ele marcou a 32ª vez que Pyongyang transmitiu cifras criptografadas desde junho de 2016.

Transmissões de números misteriosos são vistos como uma espécie de cifra de livro que foi freqüentemente usado pela Coréia do Norte para dar missões aos espiões que operam na Coréia do Sul durante a era da Guerra Fria. Espiões poderiam decodificar números para obter ordens usando um livro de referência, embora muitos funcionários de inteligência acreditam que esta forma de enviar ordens seja ultrapassada Muitos disseram que a transmissão pode ser algum tipo de estratégia de decepção destinada a gerar confusão na Coréia do Sul.

Pyongyang havia inicialmente suspendido tais transmissões em 2000, quando as duas Coreias realizaram sua primeira cúpula histórica.

Namsh@yna.co.kr

Nenhum comentário:

Postar um comentário